Image Map
Blog: Anime Shoujo / Sigla: AS
Desde: 30/03/2012
Tema: Puella Magi Madoka Magica
Dona: Thays Ramos
Post: 1906
Comentários: 8500
Visualizações: 3.234.147

10.10.12

A lenda de Yuki-onna



Yuki-onna (Mulher da Neve) é um espirito ou youkai visto no folclore japonês  Segundo algumas outras lendas, dizem que ela seria originária de uma princesa da lua. Cansada da vida nos céus, esta donzela desceu sobre uma nevasca a fim e investigar a Terra, não podendo retornar, foi amaldiçoada e não pode voltar a Lua. Sendo assim, ela poderia aparecer somente em noites de lua cheia, quando a neve é mais profunda. Yuki-onna aparece como uma mulher alta e bonita, com longos cabelos, nas noites de neve. Sua pele é de palidez desumana ou mesmo transparente, fazendo com que ela se misture na paisagem de neve (como é descrito na mais famosa Kwaidan Hearn: Histórias e Estudos de coisas estranhas). Ela às vezes usa um kimono branco, mas outras lendas descrevem-na que as vezes ela aparece em nudez  com apenas o rosto, cabelo, e pelos na região pubiana, destacando-se contra a neve.


 Ela é vista em lendas por diversos casos, mas quase todos é de que ela é bela, voa e encanta as pessoas nas nevascas, fazendo eles se perderem e morrerem de frio. Mas há casos, no próprio folclore, que diz que seu canto foi usado para ajudar pessoas e acharem a saida de uma nevasca, revelando aos viajantes que se encontram presos em tempestades de neve e usa a respiração de gelo para deixá-los como cadáveres revestidos.

Até o século 18, ela foi retratada como o mal. Hoje, porém, isso vem mudando por causa de histórias que mostra-a, muitas vezes, mais humana que falando de sua natureza fantasmagórica e beleza efêmera.
Embora seja muitas vezes que alguém pensou em sair ou durante tempestades de neve em lua cheia, em algumas regiões, a mulher disse que a neve é para fazer a sua aparição em uma data fixa. Na área da província de Iwate Tono ela aparece na koshogatsu (15 de janeiro), no dia de Ano Novo e sai no dia primeiro de fevereiro.

Ela aparece como uma mulher espetacularmente bonita para os homens jovens e congelá-los até a morte com seu beijo, transformando-os em blocos de gelo. Outras lendas dizem que ela os faz errar, então eles simplesmente morrem de exposição ao frio extremo. Outras vezes, ela se manifesta, segurando uma criança. Quando uma alma bem-intencionada leva o "filho" dela, ele ou ela será congelado(a) no lugar. Ou anda pelo país em busca de crianças perdidas. 
Outras lendas falam dela ser muito mais agressiva. Nestas histórias, ela, muitas vezes em forma física, invade as casas das pessoas, soprando na porta com uma rajada de vento, para matá-los enquanto eles dormem (embora algumas lendas exigem que ela seja convidada para dentro primeiro). Outros lendas são ainda mais ameaçadoras, a mulher de neve da região de Niigata leva as pessoas a congelar até a morte, tira lágrimas e fígados de crianças; em Iwate e Miyagi, ela pode puxar para fora sua alma; e em Ibaraki, ela grita aos transeuntes e empurra-os em barrancos se for ignorada. Em Aomori, ela assume o caráter da ubume fantasma mãe, perturbando as pessoas para segurar o seu filho,  se negam, ela então se torna tão grande que pode esmagar o homem.

Um comentário:

  1. 020 Ainda bem que na Paraiba não neva 015 nunca olhei a parte das lendas mas gostei de algumas delas, bjocas mo zamores 005

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020