Image Map
Blog: Anime Shoujo / Sigla: AS
Desde: 30/03/2012
Tema: Puella Magi Madoka Magica
Dona: Thays Ramos
Post: 1906
Comentários: 8500
Visualizações: 3.234.147

6.1.14

Comidas Tradicionais do Ano Novo


Konnichiwa Minna-san!
Trouxe uma postagem bem legal sobre as Comidas Tradicionais, para saber o que se trata clique em leia mais e aproveite a leitura. Espero que estejam curtindo essa viajem pelo mundo asiático. 

Kagami Mochi

 

 

Uma decoração especial de Ano Novo para trazer boa sorte e prosperidade. É composto por dois bolos de arroz conhecidos como  Mochi de diferentes tamanhos, o menor colocado sobre o maior, e um Daidai colocado na parte superior.

 

Uma explicação do nome é que a forma dos dois mochis é similar à forma dos espelhos antigos, redondos e de cobre, utilizados durante o Período Muromachi. Além disso, o espelho, juntamente com a espada e a joia é um dos três objetos sagrados na religião xintoísta.


  • Dadai > Significa descendência, simboliza a continuidade das gerações e da vida longa;
  • Mochi > Simboliza o ano passado e o ano novo;
  • Kagami Mochi > Simboliza a continuidade da família ao longo dos anos;

O Kagami Mochi é mantida até o início de janeiro, no dia 11 de janeiro é feito um ritual chamado Kagami Biraki ( a abertura do espelho ), o primeiro ritual importante depois do Ano Novo.

 Durante o ritual, o kagami Mochi é quebrado, com a mão ou com um martelo. Jamais se deve usar uma faca, pois isso significaria cortar os laços familiares. Os pedaços do mochi são cozidos, levando o nome de Shiruko e durante a cerimônia ingere-se o kagami Moshi ou abre-se um barril de saquê.

Mochi 

 


Apesar de ser um alimento consumido no ano todo, é amplamente consumido durante o Ano Novo, cerimônias e casamentos. No Japão, muitas pessoas fazem o mochi em suas próprias casas com uma máquina de mochi ou máquina de fazer pão. 

Mochi é um bolo de arroz, levemente doce e glutinoso, que segundo os costumes, deve-se oferecer aos deuses antes de serem consumidos no Ano Novo. Essa tradição se originou de uma lenda chinesa, que diz que quem comer mochi no Ano Novo, estará comendo o espírito do arroz, enriquecido pelos deuses. 

O processo para fazer o mochi é um tanto complexo. Um dia antes,  deve ser deixado de molho, para que no dia seguinte seja sovado por duas ou mais pessoas. Durante o processo de sovamento, deve-se ir acrescentando água para umedecer a massa. Depois de pronto, é preciso dar forma ao mochi. 
O formato depende de cada região, em Tóquio, por exemplo, é comum o mochi ter o formato cúbico.

No entanto, a superstição manda não fazer mochi no dia 29 de dezembro, podendo trazer má sorte. Isso porque, o “ Mochi ” soa como a palavra para “ ter ” e 9, “ ku ” soa como a palavra “ problema ”. 

Durante o Ano Novo, ocorre o festival do Mochitsuki, onde o mochi é preparado e distribuído para o público. A data do festival depende de cada local, mas geralmente ocorre no terceiro dia de janeiro.

Amazake 

 

 

É uma bebida tradicional, feita de arroz fermentado, levemente adocicado, espessa e de baixo teor alcoólico. Também conhecida como saquê doce e é muito comum encontrar essa bebida nos templos durante o Hatsumode, podendo ser servido como bebida, sobremesa, lanche ou até molho para salada.

Como o Ano Novo no Japão é em pleno inverno, o Amazake é servido quente e com um pouco de gengibre ralado, o que ajuda os frequentadores dos Santuários a se esquentarem. Além de ser muito nutritivo, acreditam que essa bebida cura até ressaca. 

Toshikoshi Soba 

 

 

Este macarrão que tem essa coloração cinza escuro e com um sabor forte é feito com trigo sarraceno. 
Segundo comer Soba Noodles na véspera do Ano Novo, especialmente durante a virada, traz longevidade e também é uma forma de se despedir do ano velho e saudar o ano novo. 

Osechi-Ryouri

 


Durante os três primeiros dias do ano costumam comer Osechi. São alimentos dispostos artisticamente em uma caixa de madeira laqueada e decorada, geralmente de forma quadrada ou redonda. 

 O Osechi é comprado em lojas de departamentos especializados e tem como objetivo dar um descanso para as donas de casa, ficando assim, isenta dessa função. Sendo servido frio e cada prato tem um significado para trazer sorte e prosperidade.
Alguns itens de alimentos que fazem parte do Osechi:

  • Kazunoko ( ovas de arenque ) > Simboliza a fertilidade e prosperidade
  • Kobumaki ( Alga Kobu ou Kombu enrolado ) > É consumida para trazer a felicidade no novo ano;
  • Datemaki ( omelete ) > Simboliza sabedoria e sucesso acadêmico;
  • Takenoko ( Broto de bambu ) > Tem o mesmo significado do kazunoko, ou seja, simboliza a fertilidade e a prosperidade;

 

Ozoni

 

 

É uma sopa que serve como acompanhamento do Osechi, que atrai sorte. 
O jeito de preparar depende de cada família, mas geralmente vai Mochi e outros itens como vegetais, frango, frutos do mar,  Kamaboko ( pasta de peixe cozido no vapor ), Gomame ( peixe seco “ caramelizado ” no molho de soja doce ), Kuromame ( feijão preto cozido ), Kuri Kinton ( castanhas em purê de batata doce ) entre outros. 

 

Otoso

 

 

É um vinho adocicado de arroz e segundo a tradição, fazer um brinde com essa bebida durante a virada do ano, traz sorte e também tem o poder de exorcizar os maus espíritos.

Fonte:  Japão em Foco

Nenhum comentário:

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020

Postar um comentário

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**