Image Map
Blog: Anime Shoujo / Sigla: AS
Desde: 30/03/2012
Tema: Puella Magi Madoka Magica
Dona: Thays Ramos
Post: 1906
Comentários: 8500
Visualizações: 3.234.147

2.1.14

Kakizome – A Primeira Caligrafia do Ano Novo

Ohayô Minna-san!
Trouxe uma postagem bem legal sobre o Kakizome, para saber o que se trata clique em leia mais e aproveite a leitura.

 E como devem ter percebido, ainda há de parecer muitas coisas fantásticas sobre as superstições, novidades e costumes do Ano Novo Japonês!

Kakizome é uma das tradições do Ano Novo Japonês, sendo a primeira escrita no início do ano, mais precisamente no dia 2 de janeiro. Nesse dia são feitas diversas competições de Kakizome em escolas primárias e secundárias, para testar as habilidades de escrita dos estudantes.


Essa tradição é conhecida como Kitsusho Hajime ou Primeira Escrita da Fortuna.

A Caligrafia Japonesa é parte integrante do currículo escolar e é ensinado em todas as escolas, como parte do kokugo ( linguagem nacional ). Para fazer um Kakizome, usa-se tinta preta, misturada ao Wakamizu ( primeira água do Ano Novo ), pincel especial e papel especial chamado Gasenshi de 28 × 85cm ( estilo pergaminho ).


Crianças e famílias escrevem sua citação favorita, poesia, haiku ou um provérbio em caracteres japoneses, criando belas obras de arte. 
Depois de pronto, se pendura na parede, como um ornamento da casa até o dia 14 de janeiro, quando ocorre o Festival de Sagicho.

Nesse dia, o Kakizome é queimado e segundo a tradição, se o papel voar alto durante a queima significa que quem escreveu vai se tornar mais habilidoso e dessa forma, irá melhorar sua escrita durante o ano.


Pode ter certeza que não basta somente rabiscar um papel. Para fazer uma bela Caligrafia Japonesa requer muita prática e habilidade em segurar o pincel, em preparar a tinta, além de um ritual para se colocar os traços no papel, onde se podem misturar os três sistemas de escrita: Kanji, hiragana e katakana.

Kakizome nada mais é do que linguagem transformada em arte, uma tradição tão popular que todo dia 5 de janeiro ocorre um evento de Kakizome no Nihon Budo-kan em Tóquio, onde mais de 4 mil calígrafos se reúnem anualmente para a competição.
 Esse evento é amplamente coberto pela mídia japonesa, assim como o Carnaval carioca é coberto aqui no Brasil.


Não há restrições para o que se escrever, mas segundo o costume, devemos aproveitar a ocasião para escrever coisas vindas do coração, metas ou desejos que queremos para nós ou para os outros. 

 O importante é que as palavras, frases ou provérbios tenham vindo do coração e tenham realmente um significado bom e relacionado ao que se está sentindo.

E aí? Você se lembra da primeira coisa que escreveu nesse Ano Novo?
 

Um comentário:

  1. Eu acho essa escrita bem complicada, mas também muito bonita! xD
    E a tradição também é super interessante, adorei!

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020