Image Map
Blog: Anime Shoujo / Sigla: AS
Desde: 30/03/2012
Tema: Puella Magi Madoka Magica
Dona: Thays Ramos
Post: 1906
Comentários: 8500
Visualizações: 3.234.147

8.1.14

Osouji e Susuharai - A Faxina de Fim de Ano


Konnichiwa Minna-san!
Trouxe uma postagem bem legal sobre Osouji e Susuharai, para saber o que se trata clique em leia mais e aproveite a leitura. Espero que estejam curtindo essa viajem pelo mundo asiático.
 
 Assim como no Brasil e outros países, onde as pessoas costumam fazer uma boa faxina na casa, deixando-a limpa para o Ano Novo, no Japão esse hábito é visto como uma tradição milenar, que tem como objetivo não só a questão da higiene em si, mas também como algo “ purificador ”, pelo ponto de vista religioso e espiritual.

É o ritual do Osouji, realizado no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, na qual todos os japoneses no geral promovem uma grande limpeza, não só em suas casas, mas nas ruas, nos bairros, no ambiente de trabalho, escolas, praças, jardins.
Nos centros comunitários, o Oosouji é realizado em forma de mutirão e envolve todas as pessoas da cidade.


Nos locais de trabalho, é comum o
Osouji acontecer antes da véspera de Ano Novo, pois muitas fábricas, empresas ou escritórios, entram em recesso 2 a 3 dias antes. Nas fábricas,  pode começar durante a segunda quinzena de dezembro, pois como são geralmente galpões grandes, a limpeza é mais trabalhosa.


Já nas residências, implica em tirar toda a sujeira dos cômodos. As famílias aproveitam para jogar fora tudo que for inútil e que esteja apenas fazendo volume. Muitos ainda, resolvem trocar o tatame, papel de parede ou Shouji ( porta de correr ) que esteja velhos e surrado por novos.


Susuharai se trata de um ritual tradicional para remover a fuligem e poeira dos santuários e templos. É visto como uma obrigação e tem caráter também religioso e espiritual. Acredita-se que o Susuharai serve para jogar fora toda a sujeira física acumulada durante o ano e junto mandar embora também a " sujeira espiritual ", ou seja livrar-se das energias ruins e deixar o ambiente purificado para trazer boas energias e às pessoas que ali frequentam.


Acreditam-se que esse costume ajuda a terminar o ano bem, deixando tudo limpo e organizado para o ano que está para chegar. Com isso, o ano fluirá melhor e boas coisas acontecerão. Nos tempos antigos e até nos dias de hoje, o Susuharai também era uma forma de mostrar gratidão pelas boas safras do ano.

Geralmente, o Susuharai se inicia no dia 13 de dezembro, uma data chamada de Oshougatsu Kotohajime. Essa data significa literalmente “ Começando o Ano Novo ” e seria uma fase de transição entre o Ano Velho e Ano Novo. 
O Susuharai, se trata de uma limpeza pesada e como no Japão é muito frio nessa época do ano, o trabalho se torna ainda mais penoso.

Significado de Omisoka

 

 

Por que geralmente as pessoas deixam para pegar firme na limpeza de suas casas durante o dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo?

Omisoka é um dia muito simbólico para os japoneses está intensamente associada em preparar a mente para o próximo ano que vai chegar.
A limpeza tradicionalmente é feita neste dia, para que esteja tudo limpo para acolher o Toshigami, deuses do Ano Novo. 

Depois de tudo limpo, as famílias preparam o Kadomatsu, arranjo feito com bambu ( força e crescimento ) e ramos de pinheiro ( vida longa ), colocados um em cada lado da porta para atrair boa sorte.
Já o Shimenawa é feito um tipo de decoração trançado, torcido feito com palha de arroz, podendo ter inúmeros formatos e tamanhos. Geralmente está associado a um leque feito de origami e ao dadai, junto com o Kagami Mochi que simboliza a continuidade de uma família.

Fonte:  Japão em Foco

Nenhum comentário:

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020

Postar um comentário

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**