✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2117
✦ Comentários: 8833
✦ Visualizações: 4.475.467

13.2.18

Lendas sobre o Maneki Neko


Oieee Amores (≧ω≦) 
Viim com uma lenda que eu queria já a tempos publicar aqui, na verdade é mais pela origem do gatinho da sorte. Isso mesmo estou falando do maneki neko o gato da sorte do japão.
Achei 3 tipos de lendas que contam a origem do maneki neko... Espero que gostem.
Qual a sua versão favorita? Bjinhos :**


Lenda do Templo Gotokuji
Existem muitas lendas sobre a origem do Maneki Neko e as razões dele ter se tornado um talismã para os japoneses. Uma das mais populares é a Lenda do Templo Gotokuji, ocorrido no início do Período Edo (1603-1867), sobre um sacerdote do templo Gotoku-ji, em Tóquio, que tinha um gato.

Apesar de não ser um homem de muitas posses, o sacerdote sempre compartilhava sua refeição com seu gato. Um dia, durante uma tempestade, um samurai se abrigou embaixo de uma árvore e ao olhar em direção ao templo, viu o gato do sacerdote que, aparentemente, parecia acenar para ele.

O samurai deduziu que o gato estava chamando-o para se abrigar no templo, e seguindo sua intuição, foi em direção ao gato. Instantes depois, um raio atingiu a árvore em que estava. Grato pelo gato ter salvado sua vida, o samurai fez do Templo Gotokuji, um local de culto de toda sua família.

O samurai também recompensou o sacerdote e ajudou o templo a prosperar. Quando o gato do sacerdote morreu, foi enterrado em um cemitério especial e como homenagem, uma estátua foi criada à sua semelhança, iniciando, assim, a imagem do gato de sorte que conhecemos atualmente.

A Cortesã
Outra lenda a respeito do Maneki Neko conta a história de uma gueixa famosa do período Edo, chamada Usugumo, que tinha paixão por seu gato de estimação. Certa noite, seu gato começou a puxar insistentemente a bainha do seu quimono e por mais que ela o afastasse, ele voltava a puxar.

Um amigo espadachim, pensando que o gato estava enfeitiçado, cortou sua cabeça. A cabeça do gatinho voou em direção ao teto e matou uma serpente que estava pronta para dar o bote em Usugumo. Ela ficou arrasada com a morte de seu companheiro e para animá-la, um cliente fez uma estátua em forma de gato para presenteá-la, dando origem ao primeiro Maneki Neko.

A Senhora Idosa
Outra lenda popular sobre a origem do Maneki Neko, conta sobre uma idosa que tinha um gato que amava muito, mas que foi obrigada a vendê-lo devido à miséria extrema. Pouco tempo depois ele apareceu em seus sonhos e disse para a sua dona fazer uma estátua de barro com sua imagem e semelhança.

Ela assim o fez e posteriormente vendeu a estátua, conseguindo um pouco de dinheiro. Animada devido à esperança de sair da miséria em que se encontrava, a velha senhora resolveu fazer mais estátuas para vender, e depois de um tempo, sua vida tornou-se muito próspera, feliz e saudável.

Fonte: Japão em foco


Nenhum comentário:

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020

Postar um comentário

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**