✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.188
✦ Comentários: 9.249
✦ Visualizações: 5.002.751

17.3.20

Top 5 - Pratos famosos do Japão


Oiee Amores (^▽^)
Hoje ao invés de trazer sobre uma receita, resolvi falar sobre alguns pratos famosos do Japão.
A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.
O Guia Michelin concedeu mais estrelas aos restaurantes das cidades japonesas do que para qualquer outro país do mundo (Somente Tóquio tem mais estrelas do que Paris, Hong Kong, Nova Iorque, Los Angeles e Londres juntas) dessa eu não sabia, veem conhecer um pouco sobre a culinária japonesa... Espero que gostem.

Bjinhos :**

1. Ramem


Lámen, ou rāmen é um alimento japonês. Um prato de lámen normalmente é composto por um tipo de macarrão chinês, uma sopa com caldo à base de ossos de porco, peixe ou frango, e temperados com uma base tarê (molho) que da sabor ao caldo base, para a confecção da montagem do prato, e os adicionais podem variar dependendo da região do Japão e do restaurante que vende o lámen (conhecido como Lamen-Ya). É comum o uso de ingredientes como algas verdes, pedaços de carne de porco, brotos de bambu marinados, cebolinha e naruto (massa de peixe rosa com formato de redemoinho).
O lámen se tornou um prato barato e popular após a Segunda Guerra Mundial, com farinha de trigo importada dos Estados Unidos. O macarrão instantâneo, criado em 1958 por Momofuku Ando, popularizou o lámen, com a sua preparação em três minutos. É considerado um símbolo japonês, reiterando a cultura japonesa. O anime Naruto popularizou ainda mais o lámen. Nele, o protagonista Naruto Uzumaki tem como comida favorita o prato em questão.

2. Sushi


Sushi é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi, na forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos; inicialmente, era vendido em barado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais ou ovo. A tradição japonesa é de servi-lo
Tradicionalmente, o sushi é servido no estilo minimalista e geométrico japonês, em bandejas de plástico ou madeira, dependendo das qualidades estéticas do local.
Muitos restaurantes de sushi oferecem pratos com preços fixos escolhidos pelo chef dependendo do dia. Alguns desses pratos são classificados como: shō-chiku-bai, shō/matsu, chiku/take ebai/ume, sendo o matsu o mais caro e o ume o mais barato.acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte).

3. Yakisoba


Sōsu yakissoba, também conhecido por yakisoba, é um prato de origem japonesa, cujo nome significa, literalmente, "macarrão de sobá frito".
O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne. Embora muitos pensem que tenha sido criado na China, isso não é correto.
O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen (conhecido popularmente como "miojo"), podendo ainda ser frito ou não.
O yakisoba é posto em pratos individuais, numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.

4. Tempura


Tempura é um prato clássico da culinária portuguesa e exportada para o Japão que a popularizou. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.
A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. A origem mais aceita hoje da palavra tempura baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim "ad tempora quadragesimae", preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. Outras hipóteses da origem incluem a palavra tempero e o verbo temperar.

5.Takoyaki


Takoyaki(literalmente polvo frito ou grelhado) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki. Normalmente é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro, raspas de tempura (tenkasu), gengibre picado e cebolinha.
Nos dias de hoje, tornou-se comum temperar com um molho especial de takoyaki e maionese, e coberto com alga verde (nori) e katsuobushi (raspas de Bonito). Há muitas variações na receita do takoyaki. Por exemplo, ponzu (shoyu com dashi e vinagre), goma-dare (molho de vinagre e sésamo ou dashi com vinagre).
Yaki deriva de "yaku", que é um dos métodos presentes na culinária japonesa, significando fritar ou grelhar, e pode ser encontrado no nome de outros pratos da cozinha japonesa, tais como teppanyaki, yakitori, teriyaki e sukiyaki.

Fonte:

Nenhum comentário:

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020

Postar um comentário

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**