✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.188
✦ Comentários: 9.249
✦ Visualizações: 5.002.751

1.9.20

Um pouquinho de cultura: Yukata ou Kimono?


Boa tarde, gente! Peço, por mim e em nome das meninas, desculpas pela falta de postagens recentemente... Esse período tem sido puxado para todas nós. Particularmente, tenho duas faculdades sobre as quais tenho que me dedicar, e algumas coisas pessoais também, e acabei "negligenciando" o blog. Enfim, deixando de lado as desculpas, vou tentar mudar isso e ser mais presente por aqui. Sendo assim, hoje decidi trazer uma dúvida minha, e que pode ser a de muitas de vocês também, em especial quem vem iniciando seu caminho pela cultura asiática.



Essas vestimentas tradicionais são constantemente vistas em filmes, animações e mangás, e perante nossos olhinhos ocidentais muitas vezes pode ser díficil identificar as diferenças entre ambas, e se assim como eu, você já ficou confuso quanto a isso. Nesse post vou tentar clarear nossas mentes.
Bom, os kimonos japoneses tiveram origem nas roupas tradicionais chinesas usadas durante a Dinastia Han, e se desenvolveram cuturalmente até chegar ao que é usado atualmente no Japão, e que vemos tão frequentemente nas mídias.
Os kimonos são mais antigos, tradicionais/formais, e caros. E um dos motivos de seu preço ser mais alto, é justamente uma das diferenças entre o kimono e a yukata: o material. Geralmentes os kimonos são feitos de seda ou brocado, ambos tecidos nobres; já as yukatas costumam ser feitas de algodão. Os kimonos podem ser usados durante o ano inteiro, de formas diferentes para se adequar as estações, e a outros fatores como status social e ocasiões. Já a yukata, é utilizada especialmente no verão, por ser feita com materiais mais leves e fresquinhos, sendo assim elas são mais casuais/informais, e por isso constantemente as pessoas brincam mais com estampas, cores e acessórios ao usá-las, e também são usadas como robe/roupão de banho em fontes termais. Além disso, os kimonos costumam ter duas golas, uma delas mais próxima do pescoço, de forma que a primeira poça ser vista claramente. Aliás, uma curiosidade interessante: é que os kimonos devem sempre ser vestidos com o lado esquerdo acima do direito, pois o contrário é a forma como são vestidos os mortos!

                                                                     Sumário: 


Kimonoo:
❤  Mais antigos;
❤  Mais formais;
❤  Feitos com tecidos mais nobres,
como seda e brocado, portanto são mais caros;
❤ Podem ser usados durante o ano inteiro;
❤ Devem ser usados com o lado esquerdo,
acima do direito;
❤ São sempre usados com meias. 















Yukatas:


❤ Mais informais/casuais;
❤ Geralmente feitas de algodão;
❤ Costumam ser usados no verão;
❤ É ela que geralmente deixa as heroines super
bonitinhas durante os festivais de verão nos mangás e animes; 
❤ É mais fácil de brincar com cores e acessórios;
❤ Também são usadas como robe/roupão de banho em
fontes termais.








Existem algumas outras diferenças mais sutis, mas ao meu ver essas são as principais, como base utilizei bastante um site de aluguel de kimonos de Kyoto. Qualquer informação extra, ou dúvida, sintam-se à vontade para deixar nos comentários, vou adorar. 

Um abraço ❤. 

Nenhum comentário:

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020

Postar um comentário

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**